Unifique está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil .
Premiada pela GPTW como uma das 30 melhores empresas de TI do país – categoria grande porte com mais de mil funcionários, na promoção de um ambiente profissional saudável, ético e de alto desempenho
25/11/2021 @ 19:12

Timbó (SC), 25 de novembro de 2021 – A Unifique (B3: FIQE3 BZ) – operadora catarinense de Telecomunicação, eleita a melhor Banda Larga e Telefonia Fixa do Brasil, pela Pesquisa de Satisfação do Consumidor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) -, é premiada como uma das 30 melhores empresas para se trabalhar no país, em 2021, no segmento de grandes empresas de TI, com mais de mil funcionários, pela consultoria Great Place to Work - GPTW.

Esse reconhecimento chega em um momento importante de crescimento da empresa, que completa 25 anos de atividade em 2022 e mantém 1600 funcionários, que atuam nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Dedicada a levar internet para os lares e empresas do Sul, a Unifique também oferece serviços de telefonia móvel e fixa, TVHD por assinatura e Data Center para mais de 400 mil clientes.

A Unifique é certificada pela GPTW desde 2019 como uma forma de ratificar as boas práticas de trabalho adotadas pela empresa desde sua fundação, baseada na valorização dos funcionários e promoção das melhores condutas profissionais e de relacionamento entre as pessoas, que estimula a confiança, o desenvolvimento e inovação no ambiente profissional.

Para o CEO e fundador da Unifique, Fabiano Busnardo, uma empresa é feita pelas pessoas que nela trabalham. “E essa não é apenas uma frase de efeito, é uma realidade para a Unifique. Valorizamos nossos funcionários e incentivamos sua capacitação e desenvolvimento constantes para que sejam os melhores em suas funções - no atendimento ao cliente, no campo – na casa do cliente ou na implementação de infraestrutura, no setor de vendas ou nas áreas administrativa e de negócios”, afirma. “Estamos muito felizes com a premiação da GPTW e é bom mostrar para o país que somos uma empresa que cresce e ao mesmo tempo cuida de seus funcionários, com respeito, transparência e ética”.

Para concorrer ao ranking GPTW, a Unifique passou pelo Programa de Certificação, que reconheceu a operadora como uma empresa que valoriza as pessoas. Nessa etapa, uma pesquisa foi realizada com os funcionários para identificar sua percepção sobre a organização e a liderança. A empresa obteve mais de 70% de respostas positivas de seus colaboradores sobre ser um ótimo ambiente de trabalho nos três anos em que participou da pesquisa, sendo certificada GPTW. Em 2019, a nota conquistada pela operadora foi 80; em 2020, 81, e nesse ano, conquistou a nota 88, que a credenciou a concorrer entre as melhores do setor.

A Unifique sempre se dedicou a promover ações e processos para a satisfação dos funcionários. Esse trabalho foi intensificado nos últimos três anos, inserindo mecanismos de aferição dessas boas práticas. Em 2021, pesquisas internas trimestrais mais detalhadas foram realizadas para avaliar as lideranças, funcionários, processos, a Unifique como um todo. Com o resultado de cada pesquisa, o setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa adotou planos de ação e acompanhamento de oportunidades para a melhoria do clima organizacional. Os resultados foram rapidamente observados e impactou direta e positivamente no resultado da pesquisa GPTW. As pesquisas de satisfação interna tornaram-se parte importante para os bons resultados operacionais e um pilar estratégico da operadora.

A pesquisa ajuda a empresa a avaliar a experiência dos colaboradores, fortalecer a marca empregadora e ser uma empresa mais rentável. Aderir à jornada da pesquisa foi uma decisão da administração da Unifique que entende a importância de ouvir suas equipes e reavaliar as práticas existentes em toda a companhia. A partir dos resultados foram traçados planos de ação, buscando melhoria de diversas práticas já adotadas, sempre em linha com as oportunidades indicadas pelos colaboradores nas pesquisas.

“Quando aderimos a uma metodologia reconhecida e validada, como a da GPTW, estamos nos comparando às empresas com melhores práticas no mundo do trabalho. Esse processo nos faz evoluir ainda mais e trazer o que há de melhor para os colaboradores da Unifique”, declara a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Unifique, Cátia C. Calliari.

Neste último ano, uma série de ações foi realizada na empresa como desenvolvimento de lideranças, pesquisas periódicas de satisfação interna, programa para compartilhamento de resultados, cuidado e bem-estar. A cada questionário realizado, a equipe de DHO definia as oportunidades de melhoria e colocava em prática. Os programas lançados e as ações executadas foram, na grande maioria, solicitadas pelos próprios colaboradores. Eles são ouvidos e, por meio de um relacionamento transparente e honesto, são realizadas as entregas das demandas indicadas nas pesquisas anteriores, fortalecendo a cultura da empresa.

O Programa de Inovação foi uma das ações incluídas no dia a dia da operadora no último ano. Nele, funcionários denominados ‘UniThinkers’, pensadores da Unifique, colaboram voluntariamente com o programa de inovação, ajudando a empresa a descobrir novos caminhos e soluções. Outro projeto que foi colocado em prática esse ano, é o funcionário ‘Anjo’, que tem o objetivo de facilitar a adaptação do novo colaborador, ajudando na integração do funcionário à cultura e aos processos Unifique.

Os anos de 2020 e 2021 foram desafiadores. Com o home office sendo uma realidade, muitos setores e colaboradores permaneceram trabalhando em casa. Mesmo nesse cenário atípico, o DHO se manteve atento às necessidades e bem-estar dos funcionários. As comemorações internas não pararam e foram adaptadas à nova realidade. Os brindes comemorativos foram endereçados à casa dos colaboradores em diferentes localidades do país - do Rio Grande do Sul a São Paulo.

Nesse período, a área de DHO criou um canal de acolhimento psicológico para os colaboradores. Os programas desenvolvidos e ações internas continuaram acontecendo como celebrações de datas, vídeos e treinamentos. O espírito de equipe ficou ainda mais forte e reflete o que é ser Great Place To Work. Este sentimento de pertencimento ficou ainda mais intenso e foi um diferencial no acolhimento dos funcionários.

Para a equipe do DHO da Unifique, os anos de construção, adaptação e, principalmente, fortalecimento da cultura da empresa é uma realidade estabelecida internamente e que foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo. Todas as ações levantam ‘a bandeira da missão da Unifique’: facilitar a vida das pessoas. E isso inclui cada um dos colaboradores da operadora.

Sobre o GPTW

O trabalho do Great Place to Work começou na década de 80, com Robert Levering, jornalista ligado a assuntos trabalhistas. Atualmente, é uma autoridade global no mundo do trabalho e especialista, não somente em auxiliar organizações a serem excelentes locais de trabalho, mas em construir uma sociedade melhor para todos transformando cada organização. O instituto publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres). Ao completar 25ª. edição esse ano, o ranking GPTW das empresas de TI, de pequeno, médio e grande porte, obteve mais de 800 inscrições, sendo 140 indicadas à premiação, que aconteceu dia 25 de novembro. A Unifique ficou entre as 30 maiores empresas para se trabalhar no segmento de grande empresas (com mais de mil funcionários) do setor de tecnologia.

Sobre a Unifique

Presente em cerca de 150 municípios nos três estados do Sul, a Unifique oferece serviços de acesso à internet, telefonia móvel e fixa, TVHD e data Center para uma carteira de 400 mil clientes, residenciais e corporativos. Melhor operadora de banda larga fixa e telefonia fixa do país, segundo a pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a empresa tem como missão facilitar a vida das pessoas. Para isso, investe continuamente com o objetivo de levar inovação tecnológica e serviços de excelência aos seus clientes. Fundada em 1997, em Timbó, Santa Catarina, a Unifique abriu capital na bolsa de valores, em junho de 2021.

Mais informações:

Grupo CDI

Regina Diniz – regina.diniz@cdicom.com.br – Tel. (11) 3819-7998 | (11) 98572-4041  

Márcia Avruch – marcia.avruch@cdicom.com.br – Tel. (11) 3819-7964 | (11) 98397-7805  

COMPARTILHAR
Continue lendo sobre conexão unifique.
Onde você está?
Ligar agora
Assine com um de nossos especialistas.

Clique no número de telefone para iniciar uma chamada :)

Clique no botão para copiar o número de telefone :)

Receber ligação
Informe o número e um especialista te liga.
Fale no WhatsApp
Tecle as dúvidas e nosso time responde.

Clique no número da unidade para abrir o aplicativo e iniciar uma conversa por mensagem :)

Clique no número da unidade para iniciar uma conversa no WhatsApp Web.

Encontrar loja
Visite a loja Unifique mais perto de você.

Clique no endereço para abrir o mapa e ver como chegar.